Aplicações das leis de Newton

Como resolver exercícios sobre as aplicações das leis de Newton?

  1. Compreenda as 3 leis de Newton, conceitos e aplicações
  2. Aprenda a identificar as forças que aparecem no estudo da mecânica (força peso, força normal, força de atrito, força de tração, força elástica, etc)
  3. Pratique com os 15 exercícios clássicos de aplicação que seguem abaixo.
  4. Pratique com 40 exercícios nível FUVEST, UNICAMP, UNESP
  5. Compartilhe com seus amigos no Whatsapp, Facebook, Email. Quem não compartilha dá branco no dia da prova.
  6. Playlist com aplicações das leis de Newton no Youtube

Exercício resolvido 1:

Uma força horizontal de intensidade = 10 N é aplicada no bloco A, de 6 kg, o qual está apoiado em um segundo bloco B, de 4 kg. Os blocos deslizam sobre um plano horizontal sem atrito. Determine: 

aplicações das leis de newton exercício 1

 
a) a aceleração do conjunto; 
b) a intensidade da força que um bloco exerce no outro; 
c) a intensidade da força resultante em e em B 

Exercício resolvido 2:

Três blocos AC, de massa mA = 5 kg, mB = 2 kg e mC  = 3 kg, estão numa superfície horizontal sem atrito. Aplica-se ao bloco uma força de 20 N, constante, como indicado na figura.  

Determine: 
a) a aceleração do conjunto; 
b) a intensidade da força que exerce em C
c) a intensidade da força que exerce em B 

Exercício resolvido 3:

Dois blocos de massas mA = 5 kg e mB = 3 kg estão numa superfície horizontal sem atrito e ligados por um fio de massa desprezível. A força horizontal F tem intensidade constante igual a 4 N. Determine a tração no fio que liga os corpos   

Exercício resolvido 4:

(FEI-SP) Sabendo-se que a tração no fio que une os dois blocos vale 100 N, qual é o valor do módulo da força F? Não há atritos. 

Exercício resolvido 5:

(UFRJ) Dois blocos de massa igual a 4 kg e 2 kg, respectivamente, estão presos entre si por um fio inextensível e de massa desprezível. Deseja-se puxar o conjunto por meio de uma força F cujo módulo é igual a 3 N sobre uma mesa horizontal e sem atrito. O fio é fraco e corre o risco de romper-se. Qual é o melhor modo de puxar o conjunto sem que o fio se rompa: pela massa maior ou pela menor? Justifique sua resposta. 

Exercício resolvido 6:

No arranjo experimental da figura não há atrito algum e o fio tem massa desprezível, os blocos tem massas mA = 2 kg e mB = 3 kg. Adote = 10 m/s². 

Determine: 
a) a aceleração do corpo A
b) a tração no fio. 

Exercício resolvido 7:

Na situação indicada na figura, os fios têm massa desprezível e passam pelas polias sem atrito. Adote = 10 m/s. Determine: 

a) a aceleração do conjunto; 
b) a tração no fio que liga B
c) a tração no fio que liga C

Exercício resolvido 8:

Os corpos têm massas mA = 1 kg e mB = 3 kg. O corpo C, pendurado pelo fio, tem massa mC = 1 kg. O fio é inextensível e tem massa desprezível. Adote = 10 m/s² e suponha que deslizam sem atrito sobre o plano horizontal.  

Calcule: 
a) a aceleração do corpo C
b) a intensidade da força que o corpo exerce em A

Exercício resolvido 9:

No arranjo experimental da figura os fios e a polia têm massas desprezíveis. O fio é inextensível e passa sem atrito pela polia. Adotando = 10 m/s2, determine: 

a) a aceleração dos corpos; 
b) as trações T1 e T2. 

Exercício resolvido 10:

(Olimpíada Paulista de Física) Um homem de 70 kg está em cima de uma balança dentro de um elevador. Determine qual é a indicação da balança, nas seguintes situações: 
a) O elevador subindo acelerado com aceleração de 3 m/s². 
b) O elevador subindo com velocidade constante de 2 m/s. 
c) O elevador descendo acelerado com aceleração de 1 m/s². 
d) O elevador caindo em queda livre. 
Considere a balança graduada em newtons e adote 
g = 10 m/s². 

Exercício resolvido 11:

(Efoa-MG) No esquema representado na figura abaixo, o bloco C tem massa 0,5 kg e está em repouso sobre o plano inclinado de 37w com a horizontal, preso pelo fio AB. Não há atrito entre o bloco e o plano. 

a) Qual é a tração exercida pelo fio? 
b) Cortando-se o fio, qual é a aceleração adquirida pelo bloco? 
(Dados: = 10 m/s²; 
sen 37º = cos 53º = 0,6; 
sen 53º = cos 37º = 0,8) 

Exercício resolvido 12:

Determine a aceleração dos corpos na situação esquematizada abaixo. Adote = 10 m/s². O fio e a polia têm massa desprezível. Não há atrito (dado: sen 30º = 0,5). 

Exercício resolvido 13:

(Uerj 2013) Um bloco de madeira encontra-se em equilíbrio sobre um plano inclinado de 45º em relação ao solo. A intensidade da força que o bloco exerce perpendicularmente ao plano inclinado é igual a 2,0 N. Entre o bloco e o plano inclinado, a intensidade da força de atrito, em newtons, é igual a:  

a) 0,7    

b) 1,0    

c) 1,4    

d) 2,0    

Exercício resolvido 14

(G1 – cftmg 2012)  Na figura, estão indicadas as forças atuantes em uma caixa de peso P = 60 N que sobe uma rampa áspera com velocidade constante sob a ação de uma força F = 60 N. 

Nessas circunstâncias, o coeficiente de atrito cinético entre a rampa e esse bloco vale  

a) 0,1.    

b) 0,2.    

c) 0,3.    

d) 0,5.    

Exercício resolvido 15:

Na figura, os fios e as polias são ideais e não há atrito entre o corpo A e o plano horizontal. Os corpos A e B, de massas mA=0,5 kg e mB=2,0 kg, respectivamente, são abandonados do repouso. Determine os módulos das acelerações de A e de B. (Use g=10 m/s²) 

Baixe PDF com 40 questões sobre as aplicações das leis de NEWTON

vocÊ pode gostar também

deixe seu comentário

Paulo Vicente

Paulo Vicente

Professor de Física do Instituto Federal da Bahia desde 2007. Lecionei na rede pública e particular de Salvador de 1999 até 2006. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências. 1º lugar em prova de desempenho didático em concurso federal. Autor do site Física Interativa, ensinando pela internet desde 2004. Mais de 14 milhões de aulas assistidas no Youtube. Canal convidado para integrar a primeira versão do Youtube Educação. Criador do app Física Interativa - 220 mil downloads, destaque no Google Play. Medalha de ouro da Sociedade Brasileira de Física por orientação na OBF 2011.
Share on whatsapp
Share on facebook

Compartilhe com os amigos.