Capacitores – Definição e cálculo da capacitância

O que é um capacitor?

É um dispositivo elétrico que serve para armazenar cargas elétricas. Ao armazenar as cargas elétricas surge uma diferença de potencial entre as placas, de tal maneira que o capacitor armazena energia potencial elétrica. O capacitor é utilizado geralmente em circuitos que precisam de pouca quantidade de energia liberada rapidamente.

Os capacitores estão presentes nos flashes das máquinas fotográficas, nos circuitos eletrônicos em geral e auxilia na partida de motores de corrente contínua.

Tipos de capacitores

Um capacitor é constituído de duas placas metálicas separadas por um material isolante que chamamos de dielétrico. Nós podemos organizar estas duas placas de diversas formas, sendo as mais comuns: 1) capacitor plano, 2) capacitor cilíndrico, 3) capacitor esférico.

 

vocÊ pode gostar também

deixe seu comentário

Paulo Vicente

Paulo Vicente

Professor de Física do Instituto Federal da Bahia desde 2007. Lecionei na rede pública e particular de Salvador de 1999 até 2006. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências. 1º lugar em prova de desempenho didático em concurso federal. Autor do site Física Interativa, ensinando pela internet desde 2004. Mais de 14 milhões de aulas assistidas no Youtube. Canal convidado para integrar a primeira versão do Youtube Educação. Criador do app Física Interativa - 220 mil downloads, destaque no Google Play. Medalha de ouro da Sociedade Brasileira de Física por orientação na OBF 2011.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin