Física – ENEM 2016 – Questão 47 – Prova Branca

Assunto: Eletromagnetismo

A magnetohipertermia é um procedimento terapêutico que se baseia na elevação da temperatura das células de uma região específica do corpo que estejam afetadas por um tumor. Nesse tipo de tratamento, nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células tumorais, e um campo magnético alternado externo é utilizado para promover a agitação das nanopartículas e consequente aquecimento da célula.

A elevação de temperatura descrita ocorre porque
A) o campo magnético gerado pela oscilação das nanopartículas é absorvido pelo tumor.
B) o campo magnético alternado faz as nanopartículas girarem, transferindo calor por atrito.
C) as nanopartículas interagem magneticamente com as células do corpo, transferindo calor.
D) o campo magnético alternado fornece calor para as nanopartículas que o transfere às células do corpo.
E) as nanopartículas são aceleradas em um único sentido em razão da interação com o campo magnético, fazendo-as colidir com as células e transferir calor.

ENEM – Questão comentada

vocÊ pode gostar também

deixe seu comentário

Paulo Vicente

Paulo Vicente

Professor de Física do Instituto Federal da Bahia desde 2007. Lecionei na rede pública e particular de Salvador de 1999 até 2006. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências. 1º lugar em prova de desempenho didático em concurso federal. Autor do site Física Interativa, ensinando pela internet desde 2004. Mais de 14 milhões de aulas assistidas no Youtube. Canal convidado para integrar a primeira versão do Youtube Educação. Criador do app Física Interativa - 220 mil downloads, destaque no Google Play. Medalha de ouro da Sociedade Brasileira de Física por orientação na OBF 2011.
Share on whatsapp
Share on facebook