Estática | Questões Resolvidas

 FMED 04 – Estática

INSCREVA-SE EM MEU CANAL DO YOUTUBE

1. (Uerj)  Um sistema é constituído por seis moedas idênticas fixadas sobre uma régua de massa desprezível que está apoiada na superfície horizontal de uma mesa, conforme ilustrado abaixo. Observe que, na régua, estão marcados pontos equidistantes, numerados de 0 a 6.

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

Ao se deslocar a régua da esquerda para a direita, o sistema permanecerá em equilíbrio na horizontal até que determinado ponto da régua atinja a extremidade da mesa.

De acordo com a ilustração, esse ponto está representado pelo seguinte número: 

a)    

b)    

c)    

d)    

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: 

Leia o texto e observe a imagem a seguir e responda à(s) questão(ões).

Chris Burden é personagem central de uma geração de artistas norte-americanos dos anos 1960 e início dos 1970. A instalação Samson consiste em um macaco mecânico conectado a um sistema de transmissão e uma catraca. O macaco pressiona duas grandes vigas apoiadas contra as paredes da galeria. Para entrar no espaço expositivo, o visitante deve passar pela catraca e esta, a cada passagem, aciona quase imperceptivelmente o macaco. No limite, se o número de visitantes for grande o suficiente, Samson poderá, teoricamente, destruir o espaço da galeria.

(Adaptado de: <www.inhotim.org.br>. Acesso em: 15 jun. 2015.)

2. (Uel)  Considerando que o conjunto, composto pelo macaco mecânico e as duas vigas, tenha uma massa igual a toneladas, que o atrito estático entre cada viga e a parede seja e que a aceleração da gravidade seja assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor da força de contato entre cada viga e a respectiva parede do prédio. 

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

a)    

b)    

c)    

d)    

e)    

3. (Udesc)  Ao se fechar uma porta, aplica-se uma força na maçaneta para ela rotacionar em torno de um eixo fixo onde estão as dobradiças. 

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

Com relação ao movimento dessa porta, analise as proposições. 

I. Quanto maior a distância perpendicular entre a maçaneta e as dobradiças, menos efetivo é o torque da força. 

II. A unidade do torque da força no Sl é o podendo também ser medida em Joule  

III. O torque da força depende da distância perpendicular entre a maçaneta e as dobradiças. 

IV. Qualquer que seja a direção da força, o seu torque será não nulo, consequentemente a porta rotacionará sempre. 

Assinale a alternativa correta

a) Somente a afirmativa II é verdadeira.   

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.   

c) Somente a afirmativa IV é verdadeira.   

d) Somente a afirmativa III é verdadeira.   

e) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.   

4. (Fgv)  Embora os avanços tecnológicos tenham contemplado a civilização com instrumentos de medida de alta precisão, há situações em que rudimentares aparelhos de medida se tornam indispensáveis. É o caso da balança portátil de braços, muito útil no campo agrícola.

Imagine uma saca repleta de certa fruta colhida em um pomar. Na figura que a esquematiza, o braço em cuja extremidade está pendurada a saca, mede enquanto que o braço em cuja extremidade há um bloco de peso aferido mede A balança está em equilíbrio na direção horizontal, suspensa pelo ponto

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

Desprezado o peso próprio dos braços da balança, o peso da saca, em é de 

a)    

b)    

c)    

d)    

e)    

5. (Espcex (Aman))  O desenho abaixo representa um sistema composto por cordas e polias ideais de mesmo diâmetro. O sistema sustenta um bloco com peso de intensidade e uma barra rígida de material homogêneo de comprimento A barra tem peso desprezível e está fixada a uma parede por meio de uma articulação em Em um ponto da barra é aplicada uma força de intensidade e na sua extremidade está presa uma corda do sistema polias-cordas. Desprezando as forças de atrito, o valor da distância para que a força mantenha a barra em equilíbrio na posição horizontal é

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

a)    

b)    

c)    

d)    

e)    

6. (G1 – cps)  A Op Art ou “arte óptica” é um segmento do Cubismo abstrato que valoriza a ideia de mais visualização e menos expressão. É por esse motivo que alguns artistas dessa vertente do Cubismo escolheram o móbile como base de sua arte.

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

No móbile representado, considere que os “passarinhos” tenham a mesma massa e que as barras horizontais e os fios tenham massas desprezíveis.

Para que o móbile permaneça equilibrado, conforme a figura, a barra maior que sustenta todo o conjunto deve receber um fio que a pendure, atado ao ponto numerado por 

a)    

b)    

c)    

d)    

e)    

7. (Enem)  Em um experimento, um professor levou para a sala de aula um saco de arroz, um pedaço de madeira triangular e uma barra de ferro cilíndrica e homogênea. Ele propôs que fizessem a medição da massa da barra utilizando esses objetos. Para isso, os alunos fizeram marcações na barra, dividindo-a em oito partes iguais, e em seguida apoiaram-na sobre a base triangular, com o saco de arroz pendurado em uma de suas extremidades, até atingir a situação de equilíbrio.

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

Nessa situação, qual foi a massa da barra obtida pelos alunos? 

a)    

b)    

c)    

d)    

e)    

8. (Mackenzie)  

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

Uma cancela manual é constituída de uma barra homogênea de comprimento e massa está articulada no ponto onde o atrito é desprezível. A força tem direção vertical e sentido descendente, como mostra a figura acima.

Considerando a aceleração da gravidade a intensidade da força mínima que se deve aplicar em para iniciar o movimento de subida da cancela é 

a)    

b)    

c)    

d)    

e)    

9. (Ufsm)  Nas feiras livres, onde alimentos in natura podem ser vendidos diretamente pelos produtores aos consumidores, as balanças mecânicas ainda são muito utilizadas. A “balança romana”, representada na figura, é constituída por uma barra suspensa por um gancho, presa a um eixo excêntrico, que a divide em dois braços de comprimentos diferentes. O prato, onde se colocam os alimentos a serem pesados, é preso ao braço menor. Duas peças móveis, uma em cada braço, são posicionadas de modo que a barra repouse na horizontal, e a posição sobre a qual se encontra a peça móvel do braço maior é então marcada como o zero da escala. Quando os alimentos são colocados sobre o prato, a peça do braço maior é movida até que a barra se equilibre novamente na horizontal.

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

Sabendo que o prato é preso a uma distância de do eixo de articulação e que o braço maior mede qual deve ser, em a massa da peça móvel para que seja possível pesar até de alimentos? 

a)    

b)    

c)    

d)    

e)    

10. (Fuvest)  

VEJA EM VÍDEO O COMENTARIO SOBRE A QUESTÃO DE ESTÁTICA

O guindaste da figura acima pesa sem carga e os pontos de apoio de suas rodas no solo horizontal estão em e O centro de massa do guindaste sem carga está localizado na posição Na situação mostrada na figura, a maior carga que esse guindaste pode levantar pesa 

a)    

b)    

c)    

d)    

e)    

Gabarito:  

Resposta da questão 1:
[D]

Resposta da questão 2:
[D]

.Resposta da questão 3:
[D]

[Resposta da questão 4:

 [D]

Resposta da questão 5:
[A]

Resposta da questão 6:
[C]

Resposta da questão 7:
[E]

Resposta da questão 8:
[C]

Resposta da questão 9:
[A]

Resposta da questão 10:
[C]

Deixe um comentário