Lançamento horizontal e oblíquo

Cinemática

O lançamento horizontal e o lançamento oblíquo sob ação da aceleração da gravidade são movimentos que acontecem em duas ou três dimensões.

No ensino médio costumamos trabalhar em duas dimensões, ou seja nos eixos x e y. No eixo x a aceleração é nula quando desprezamos o atrito com o ar.

No eixo y a aceleração é constante e igual a aceleração da gravidade do local. Desta forma vamos estudar o lançamento oblíquo como sendo a composição de dois movimentos simultâneos.

 

vocÊ pode gostar também

deixe seu comentário

Paulo Vicente

Paulo Vicente

Professor de Física do Instituto Federal da Bahia desde 2007. Lecionei na rede pública e particular de Salvador de 1999 até 2006. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências. 1º lugar em prova de desempenho didático em concurso federal. Autor do site Física Interativa, ensinando pela internet desde 2004. Mais de 14 milhões de aulas assistidas no Youtube. Canal convidado para integrar a primeira versão do Youtube Educação. Criador do app Física Interativa - 220 mil downloads, destaque no Google Play. Medalha de ouro da Sociedade Brasileira de Física por orientação na OBF 2011.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin