MRU: Definição e exemplos

Cinemática

O que é um MRU? 

MRU é uma abreviação para um movimento retilíneo e uniforme.  A palavra retilíneo indica que o movimento acontece em uma linha reta. A palavra uniforme indica que a velocidade permanece constante.

A velocidade é uma grandeza vetorial, ou seja tem módulo, direção e sentido. Quando dizemos que a velocidade permanece constante, significa que não pode mudar o seu módulo (valor), nem a direção e nem o sentido.

É fácil perceber os problemas que são classificados como MRU, preste atenção nos termos:

  • velocidade constante
  • aceleração nula, aceleração zero
  • força resultante nula, força resultante zero

A aceleração é a grandeza física que mede a variação da velocidade. Portanto, se um problema diz que a aceleração é zero, isto quer dizer que não existe variação da velocidade.

Pela segunda lei de Newton, força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração. Isto quer dizer que se a força resultante é zero, então a aceleração também será zero.

Para aprender a resolver os problemas você deve 1) dominar os conceitos e exemplos de MRU 2) Compreender a construção e análise dos gráficos. Separei pra você duas aulas e 25 questões detalhadas.

Se gostar desta aula não esquece de compartilhar com seus amigos, no grupo de estudos da escola ou da faculdade. Ajuda a propagar o ensino de física gratuito e de qualidade para todo mundo.

Aula 1: MRU – Conceitos e exemplos

Aula 2: MRU – Construção e analise de gráficos

MRU: 15 exercícios resolvidos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Rolar para cima