MRU: Definição e exemplos

Cinemática

O que é um MRU? 

MRU é uma abreviação para um movimento retilíneo e uniforme.  A palavra retilíneo indica que o movimento acontece em uma linha reta. A palavra uniforme indica que a velocidade permanece constante.

A velocidade é uma grandeza vetorial, ou seja tem módulo, direção e sentido. Quando dizemos que a velocidade permanece constante, significa que não pode mudar o seu módulo (valor), nem a direção e nem o sentido.

É fácil perceber os problemas que são classificados como MRU, preste atenção nos termos:

  • velocidade constante
  • aceleração nula, aceleração zero
  • força resultante nula, força resultante zero

A aceleração é a grandeza física que mede a variação da velocidade. Portanto, se um problema diz que a aceleração é zero, isto quer dizer que não existe variação da velocidade.

Pela segunda lei de Newton, força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração. Isto quer dizer que se a força resultante é zero, então a aceleração também será zero.

Para aprender a resolver os problemas você deve 1) dominar os conceitos e exemplos de MRU 2) Compreender a construção e análise dos gráficos. Separei pra você duas aulas e 25 questões detalhadas.

Se gostar desta aula não esquece de compartilhar com seus amigos, no grupo de estudos da escola ou da faculdade. Ajuda a propagar o ensino de física gratuito e de qualidade para todo mundo.

Aula 1: MRU – Conceitos e exemplos

Aula 2: MRU – Construção e analise de gráficos

MRU: 15 exercícios resolvidos

vocÊ pode gostar também

deixe seu comentário

Paulo Vicente

Paulo Vicente

Professor de Física do Instituto Federal da Bahia desde 2007. Lecionei na rede pública e particular de Salvador de 1999 até 2006. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências. 1º lugar em prova de desempenho didático em concurso federal. Autor do site Física Interativa, ensinando pela internet desde 2004. Mais de 14 milhões de aulas assistidas no Youtube. Canal convidado para integrar a primeira versão do Youtube Educação. Criador do app Física Interativa - 220 mil downloads, destaque no Google Play. Medalha de ouro da Sociedade Brasileira de Física por orientação na OBF 2011.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin