LINK DA AULA AO VIVO – CLIQUE AQUI

A Sociedade Brasileira de Física promove todos os anos duas Olimpíadas de Física.

  1. OBF – Olimpíada Brasileira de Física (escolas públicas e particulares)
  2. OBFEP – Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

OBF – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA

A OBF é realizada em 3 fases: A primeira fase (prova teórica) acontece na escola sob a supervisão do professor responsável e visa selecionar os melhores alunos da escola. A segunda fase (prova teórica) acontece em um centro de aplicação que reúne os estudantes das escolas de uma determinada cidade. A terceira fase (prova teórica + prova experimental) acontece em uma Sede ou Centro de Aplicação pela coordenação estadual.

A Olimpíada Brasileira de Física(OBF) é um programa da Sociedade Brasileira de Física(SBF), com os seguintes objetivos:

1)Despertar e estimular o interesse pela Física;

2) Proporcionar desafios aos estudantes;

3)Aproximar o Ensino Superior Público do Ensino Médio;

4) Identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

CALENDÁRIO E DATAS DA OBF 2019

20 questões resolvidas da OBF 2015 – Nível II

OBFEP – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

A OBFEP acontece em duas fases: A primeira fase (prova teórica) acontece na escola sob a supervisão do professor responsável. A segunda fase acontece em uma Sede ou Centro de Aplicação definido pela Coordenação Estadual.

A OBFEP visa a valorização da escola pública, a melhoria do ensino e estudo das ciências, propiciando ao estudante uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela Física em particular.

A OBFEP de um ponto de vista mais geral, se insere no conjunto de ações que buscam o sucesso e a permanência do estudante na escola e o desenvolvimento de práticas educativas que envolvam o maior número possível de estudantes.

CALENDÁRIO E DATAS DA OBFEP 2019